sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Amor na Literatura e na Filosofia: Platão, Dante e Shakespeare

O Amor na Literatura: Platão
 
O amor dorme na terra nua, às portas das casas, ou nas ruas profundas por debaixo das estrelas do céu, partilhando sempre a pobreza da sua mãe… No espaço de um dia ora se revela vivo e brilhante, ora à beira da morte.
Platão, O Banquete
 
O amor é pobre, magro, mal apresentado, sem sapatos, sem domicílio, sem outra cama que a terra, dormindo sob as estrelas, sem cobertores, junto das portas e nas ruas, irremediavelmente miserável, imitando a sua mãe.
Platão, O Banquete
 
 
O Amor na Literatura: O amor Platónico em Dante 

Já o luminoso céu, girando sobre si mesmo, tinha voltado nove vezes ao mesmo ponto, quando vi pela primeira vez a gloriosa dama dos meus pensamentos, a quem muitos chamavam Beatriz, na ignorância do seu verdadeiro nome.
Dante Alighieri

 
As suas primeiras palavras causaram-me tal êxtase que, como embriagado, me afastei logo das gentes, para a solidão do meu quarto, para aí pensar na delicadíssima dama que me saudara.
Dante Alighieri.
 
 
O Amor na Literatura: Shakespeare
  
No reino em que as almas flutuam no meio das flores, caminharemos os dois de mãos dadas.
Shakespeare, António e Cleópatra
 
 
O céu está onde vive Julieta. Um gato, um cão, um rato pequeno, o ser mais imundo, vivem no paraíso, pois que podem contemplar o que não me é permitido.
Shakespeare, Romeu e Julieta




 

 

2 comentários:

  1. Super interessante, mostra informações que não se acha em outro lugar. Muito bom. Estão de parabéns os criadores.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Muito bom mesmo o blog por completo! Adorei!

    ResponderExcluir

Visualizações